filme mentes sombrias

Filme Mentes Sombrias: o que esperar, analisando o livro?

Murillo Costa | 06/ago/2018

O filme Mentes Sombrias estreia em agosto e o Eixo Nerd vai te preparar para conhecer essa história que envolve distopia, pandemia e superpoderes!

O filme Mentes Sombrias será lançado no Brasil no dia 16 de agosto. Produzido pela Fox e estrelado por Amandla Stenberg, o longa conta a história dos jovens sobreviventes a uma doença que matou milhares de crianças nos Estados Unido. Em um cenário distópico apocalíptico, esses sobreviventes desenvolvem superpoderes e se tornam alvos do governo.

O filme Mentes Sombrias é baseado no livro de mesmo nome, escrito pela autora Alexandra Bracken e trazido para o Brasil pela editora Intrínseca. O que podemos esperar do filme segundo o que sabemos do livro? Em parceria com o Central Autoria, vamos descobrir.

A história contada em Mentes Sombrias

Mentes Sombrias nos conta uma história distópica cujos personagens centrais são jovens que sobreviveram a uma terrível doença. De repente, milhares de crianças começam a morrer, vítimas do que passa a ser chamado de “Neurodegeneração Idiopática Adolescente”.

Os que sobrevivem à doença ganham superpoderes e se tornam alvos do governo. Eles são enviados a espécies de campos de concentração para não perturbem a “ordem social”.

Nesse contexto, Ruby (Amandla Stenberg – Rue, em Jogos Vorazes) vê metade de sua classe morrer. As crianças de seus vizinhos também sucumbem à doença. Ela mesma sabe que há algo errado com ela.

Ao completar 10 anos de idade, Ruby é afligida pela doença. Seus pais a trancam na garagem e chamam a polícia. Em consequência, a menina é lavada para Thurmond, o acampamento para os sobreviventes. O lugar é controlado pelo governo autoritário e a vida se torna brutal.

Ela passa seis anos sob as condições sub-humanas de Thurmond. Durante esse tempo, Ruby conhece seus poderes e passa a controlá-los, se tornando uma das jovens mais perigosas do lugar. Quando isso vem à tona, ela precisa fugir para sobreviver.

Ruby alia-se a outros jovens fugitivos em busca de algum refúgio seguro para pessoas como eles.

Em uma sequência de ação em meio a poderes fantásticos, o livro Mentes Sombrias promete muita emoção e aventura. Para quem gosta de distopias, a história foge do habitual por ser endossada pela fantasia de superpoderes.

O que esperar do filme Mentes Sombrias

O enredo do livro entrega uma história adolescente típica, nos indicando que o filme Mentes Sombrias seguirá a mesma linha. Vale lembrar que a Fox acabou de encerrar no início de 2018 a trilogia Maze Runner, seu principal representante de romances adolescentes.

Graças ao sucesso do livro, Mentes Sombrias deverá tomar o lugar de Maze Runner dentro da Fox.

Pelo que vimos no trailer, Mentes Sombrias promete uma boa sequência de ação. Os efeitos especiais também são muito convincentes, seguindo uma linha de renderização mais realista e fotografada para um contexto distópico. Além disso, a produção conta com nomes de Stranger Things, a série de sucesso inquestionável da Netflix.

O grande perigo que os fãs de Mentes Sombrias correm é que a Fox cometa o mesmo erro de Maze Runner. O primeiro filme, Correr ou Morrer, foi adaptado com uma ótima fidelidade ao livro. Mas a chegada de Prova de Fogo decepcionou os fãs com uma “adaptação” que não existiu e mudou completamente toda a história.

A Fox pode ter aprendido com o erro e provavelmente seguirá a história original ao fazer o filme Mentes Sombrias e suas muito prováveis sequências.

Em uma rápida consulta ao Google, encontramos uma taxa de 88% de aprovação ao filme Mentes Sombrias, o que já nos indica de que vale apena ir ao cinema assistir.

Se você é da época de Jogos Vorazes e fã de distopias adolescentes, é muito certo que irá gostar dessa nova história, que parece ser a união de Katniss Everdeen aos X-Men numa continuação de Logan.

Sou o autor de Os Renegados, distopia pós-apocalíptica, editor do Central Autoria e locutor do Autoria Podcast. Também sou parceiro da saga de fantasia épica A Crônica Esférica. Webdesigner por formação, procuro compartilhar meus conhecimentos em Marketing Digital com outros escritores para que possamos formar juntos nossas carreiras.
0 Comentários
Deixe o seu comentário!